Como ter um casamento feliz - Palavra de Deus

A submissão da mulher ao homem não é maldição para ela e sim benção. Muitas mulheres não entendem isso. Pois numa casa onde o homem é um fraco e a mulher domina sobre ele, dificilmente haverá a verdadeira felicidade. Pois Deus disse:

Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. – Gênesis 2: 18

Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo” (Ef 5:21-33)

Quando a mulher é a ajudadora, a cooperadora do homem e ela aceita esse papel de fundamental importância a sua casa e para a sua família. A esposa que assim age fará com que a sua casa seja dia após dia mais abençoada.

Muitas mulheres não compreendem isso e pensar que essa Palavra quer dizer que ela s devem ser simples coadjuvantes. Nada disso! Observe bem que Deus não falou que iria dar ao homem uma escrava e sim uma cooperadora, uma pessoa idônea, uma pessoa que o ajudasse a realizar as suas obras.

Ora! Um cooperador por acaso não opina? Ora, quando acordado entre as partes, um cooperador não tem liberdade para fazer as coisas? A mulher virtuosa e sábia tem um comportamento temente a Deus e obedece as suas palavras:

Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos. - Provérbios 14:1

Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas. - Provérbios 31:10

A sabedoria de uma mulher é muito mais que cimento e tijolo. Uma mulher sábia atrai para a sua casa a benção de Deus que vai proporcionar a esse lar benção sobre benção.

Por outo lado a mulher precisa tomar muito cuidado para não agir como a rainha Jezabel e fazer da casa dela uma casa triste e fracassada. Isso por que uma mulher que não usa da sabedoria dela para fazer com que o seu esposo cresça está atirando no próprio pé ou serrando o próprio galho:

Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. - Gênesis 2:24

A principio, para a mulher, essa posição de submissão pode até parecer  uma posição menor, mas não o é:

Veja esse exemplo:

Um marido vai realizar alguma coisa e pede a opinião da sua querida esposa. Ela dá ao marido a sábia opinião dela. Ele, cabeça dura, como alguns homens o são, não aceita a opinião dela e faz a coisa conforme ele achava que deveria fazer.

Conclusão:

Todos observam que a coisa que foi feita de acordo com o cabeça dura foi um fracasso. Ele chega a conclusão que ele deveria ter levado em conta a  opinião da sua amada sábia esposa.

Como você acha que esse marido vais e comportar sabendo que você é uma pessoa serena, calma, sensata, ponderada e muito sábia?

Claro que ele vai te consultar e respeitar muito antes de fazer alguma coisa. Se ele não fizer assim é porque ele é um desses cabeça de ferro que existem por aí e que só mudam mesmo depois de muita oração e intercessão.

 Maridos:

Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.

Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; porque somos membros do seu corpo. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja. Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido. - Efésios 5: 21 a 33

Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.- 1 Coríntios 7:2-5

Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.” - Hebreus 13:4

Comunicação e diálogo

Irai e não pequeis

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; nem deis lugar ao Diabo. Efésios 4: 26 e 27

A ira é um sentimento que nós homens demonstramos quando não estamos nada contentes com alguma coisa que está acontecendo.

Como a ira faz parte do nosso pacote de emoções, quando ela ocorre, é muito difícil de ser controlada. O que devemos sempre ter em mente é que quando ela ocorrer, devemos tomar cuidado com ela, o ideal é que ela não ocorresse, no entanto, como o ideal e a perfeição, infelizmente, ainda estão anos luz afastados de nós, devemos nos preparar para administrar melhor este sentimento quando ele aparecer.

A Palavra de Deus diz:

(...) mais vale o que domina seu espírito do que o que conquista uma cidade. – Provérbios 16:32

Ora, se ainda não conseguimos o tão desejado domínio próprio o que devemos fazer para nos comportarmos melhor diante de uma crise de ira?

O melhor é que a crise de ira não venha de nós, mas se ela vier, não peque. Procure dar vazão a ela de maneira que depois você não se arrependa do que fez ou do que falou.

Se a crise de ira partir de outra pessoa o melhor a fazer é afastar-se imediatamente dessa pessoa ou situação. Espere a situação se acalmar, espere os ânimos voltarem ao normal, e só aí procure a pessoa para conversar. Com muita calma e serenidade comente sobre o ocorrido.

A Palavra de Deus está nos alertando é que muitas vezes o demônio se utiliza deste sentimento para trazer aos homens mais destruição e sofrimento. Por isso não devemos dar ao inimigo nenhum motivo para que ele se aproveite de nenhuma fraqueza nossa.

Assim que notarmos algum desequilíbrio o melhor a fazer é logo se afastar e orar. Se  já foi dito alguma grosseria o melhor é logo pedir perdão a Deus e depois ao irmão. Em seguida, respire fundo, levante a cabeça e, bola pro mato que o jogo é de campeonato!

Dê mais atenção e carinho para o seu parceiro ou parceira:

Quando ele ou ela falar realmente preste atenção no que o outro está dizendo;
Dê umas lembrancinhas de vez em quando: pode ser uma caixa de bombons, flores, um livro, uma resista que ela goste...;
Vá passear no parque;
Faça uma massagem nos pés dele ou dela;
Vá ao mercado e a feira com ele ou com ela;
Cozinhe para ele ou para ela;
Vá jantar fora;
Vá ao cinema;
Vá para praia;
Vá para a igreja juntos;
orem juntos;
Leiam a bíblia juntos


Quando for conversar lembrem-se:

Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda amolece até os ossos. Provérbios 25:15

As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos. – Provérbios 16:24

Como podemos ver as palavras que são emitidas em qualquer situação são de fundamental importância em qualquer relacionamento. Desta forma quando você for conversar com o seu amado ou amada atente para que as suas palavras sejam palavras doces, calmas, serenas, tranquilas, saudáveis e deliciosas de serem ouvidas.

Importante!

O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos. Provérbios 17:22

Meu! Francamente, quem gosta de cara feia é cirurgião plástico. Vamos dar uma animada nessa vida porque ninguém merece viver com uma múmia né?

E, para finalizar:

Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo ramo que em mim não dá fruto, e poda todo aquele que dá fruto, para que produza mais. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora como o ramo e secará; será ajuntado, jogado no fogo e queimado. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será dado.  Meu Pai será glorificado, se derdes muito fruto e vos tornardes meus discípulos.
Como o Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, como eu também guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas para que minha alegria esteja convosco, e a vossa alegria seja completa. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando. Já não vos chamo escravos, porque o escravo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi. Eu vos destinei para irdes dar fruto e para que vosso fruto permaneça, a fim de que ele vos dê tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome. É isto que eu vos mando: que vos ameis uns aos outros. - João 15:1 a 17

Amém e graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog