Aonde você tem colocado o seu Coração - Mensagens da Palavra de Deus - Parte 1

Qual é o seu maior tesouro?
Onde você guarda o seu precioso tesouro?
Onde você tem colocado o seu coração?

Duas pergunta nós deveríamos nos fazer continuamente:
O qual é o meu maior tesouro?
Onde nós estamos guardando esse tesouro?

Qual será o nosso maior tesouro? Onde estaríamos guardando ele. Aqui na terra, com certeza, o nosso maior tesouro é a nossa vida. A respeito dela Deus nos diz:

Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida. - Provérbios 4:23

A palavra coração é continuamente utilizada na Bíblia para indicar a origem, a fonte dos nossos pensamentos, sentimentos e emoções. Só o próprio homem e Deus têm acesso ao coração do ser humano. Lá nada, absolutamente nada, pode ser oculto do criador.

Senhor, tu me sondas, e me conheces.  Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. – Salmo 139: 1 a 3

(...) Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que cogitais o mal no vosso coração? Mateus 9:4

Porque Tu, só Tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens” 1Reis 8:39

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração. 1Samuel 16:7. 

porventura Deus não haveria de esquadrinhar isso? pois ele conhece os segredos do coração. - Salmos 44:21

Partindo deste principio podemos dizer que o nosso maior tesouro aqui na terra é o nosso coração, pois é lá que emana a fonte, à base da nossa vida. Alguns colocam o seu coração no dinheiro, na namorada, na esposa, no marido, nos filhos, nos negócios, na firma, no emprego, no carro, casa, na internet, na música, no futebol, no sexo, no status, no poder, na política....

O fato é que o nosso coração deve ser muito bem guardado e de preferência ser protegido por  uma força especial, uma força imbatível e intransponível. A força do nosso Deus Vivo e Poderoso:

O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei. - Salmos 28:7

Sendo o coração do homem a fonte da vida dele, isso indica que o seu coração deve receber um tratamento muito especial.

Essa fonte deve ser preservada e protegida de todo e qualquer tipo de contaminação. Diante disso Deus nos alerta sobre quais são as coisas que contaminam essa fonte:


Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. - Mateus 15:19

Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. - Mateus 6:9 a 21

Guardai-vos para que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e os adoreis; - Deuteronômio 11:16

Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! - Jeremias 17:5

E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são laços e redes, e cujas mãos são grilhões; quem agradar a Deus escapará dela; mas o pecador virá a ser preso por ela. - Eclesiastes 7:26

Não confieis na opressão, nem vos vanglorieis na rapina; se as vossas riquezas aumentarem, não ponhais nelas o coração. - Salmos 62:10

Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender pelos seus olhares. - Provérbios 6:25

O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate. -Provérbios 15:13 

Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. - Mateus 5:28

Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem. - Mateus 15:18

O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. - Lucas 6:45

O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos. - Provérbios 16:9

Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá.
- Provérbios 19:21

Deus Pai também nos indica o caminho que nós devemos seguir para que possamos manter a fonte da vida, o coração, cada vez mais integro, seguro e sem contaminação.

Pelo que hoje deves saber e considerar no teu coração que só o Senhor é Deus, em cima no céu e embaixo na terra; não há nenhum outro.  - Deuteronômio 4:39

Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, - Deuteronômio 10:12

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; - Deuteronômio 6:5 e 6

Mas eu confio na tua benignidade; o meu coração se regozija na tua salvação. - Salmos 13:5

Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas Diz em seu coração: Não serei abalado; nunca me verei na adversidade. - Salmos 10:6

Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! - Salmos 19:14

Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha o meu coração e a minha mente. - Salmos 26:2

Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. - Salmos 34:18

Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. -
Salmos 37:4

Pois nele se alegra o nosso coração, porquanto temos confiado no seu santo nome. -Salmos 33:21

A lei do seu Deus está em seu coração; não resvalarão os seus passos. - Salmos 37:31

Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor. - Salmos 27:14

Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam ao Senhor. - 1 Crônicas 16:10

Esforçai-vos, e fortaleça-se o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor. - Salmos 31:24

Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós justos; e cantai de júbilo, todos vós que sois retos de coração. - Salmos 32:11

O conselho do Senhor permanece para sempre, e os intentos do seu coração por todas as gerações. - Salmos 33:11

Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. - Salmos 40:8

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. - Salmos 51:10

Confiai nele, ó povo, em todo o tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio. - Salmos 62:8

Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe o meu coração para temer o teu nome. - Salmos 86:10

Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, de todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre.  - Salmos 86:11

De todo o meu coração tenho te buscado; não me deixes desviar dos teus mandamentos. - Salmos 119:10

Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. - Salmos 119:11

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; - Salmos 139:23

Não inclines o meu coração para o mal, nem para se ocupar de coisas más, com aqueles que praticam a iniqüidade; e não coma eu das suas gulodices! - Salmos 141:4

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. -Provérbios 3:5

Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos.- Provérbios 23:26

E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal. - Joel 2:13

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. - Mateus 11:29

Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; - Romanos 10:9

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. - 2 Coríntios 9:7

Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.  E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor. - Colossenses 3:22 a 24

Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. - 2 Timóteo 2:22

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. - Hebreus 4:12

Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus; - 1 João 3:21

Amém e graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog