Não discuta e nem brigue com o cliente - O Cristão e o Dinheiro


Quem é tardio em irar-se é grande em entendimento; mas o que é de ânimo precipitado exalta a loucura. – Provérbios 14:29

Os lábios do tolo entram em contendas, e a sua boca clama por açoites. - Provérbios 18:6

A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma.
Provérbios 18:7

A discrição do homem fá-lo tardio em irar-se; e sua glória está em esquecer ofensas. - Provérbios 19:11

As palavras do difamador são como bocados doces, que penetram até o íntimo das entranhas. Provérbios 18:8


Aquele velho pensamento popular que diz que um cliente satisfeito faz o bom marketing da empresa para 100 outros clientes, e que um cliente não satisfeito faz a má divulgação da empresa para mais de mil outros prováveis clientes é muito verdadeira.

O que devemos fazer para manter o nosso bom relacionamento com os nossos clientes?

Com certeza muitos diriam:

Satisfazer e superar os desejos do cliente, oferecendo serviços ou produtos de qualidade com preço justo e honestidade.

Exatamente!

Mas acho que muitos vão concordar comigo:

Isso é, ou deveria ser o básico em qualquer negócio.

Infelizmente não é. Muitos empresários e empreendedores não oferecem nem o básico aos seus clientes. Como se isso não bastasse existem ainda alguns que se deixam envolver em discussões, desentendimentos e contendas variadas.

Jamais faça isso!

Se você ama o seu negócio ou a sua empresa é preferível levar um pequeno prejuízo a ter o seu nome ou o nome do seu empreendimento manchado por alguém que não tem nada a perder.

Portanto:

Não brigue com os seus clientes!
Não discuta com os seus clientes!

Não podemos nos esquecer que somos humanos e sujeitos a flutuações de humor, como também estamos sujeitos a passarmos por muitos problemas e tribulações.

Sempre haverá um dia em que nós não estaremos no nosso melhor dia e, certamente, haverá também um dia que o nosso querido cliente exigirá mais da nossa paciência. Então, sejamos pacientes e compreensivos.

Quanto o clima esquentar: releve, perdoe e esqueça qualquer palavra, gesto ou atitude mais ríspida. Devemos pensar sempre no bem estar dos nossos clientes. Fazendo isso, certamente, estamos também pensando no bem estar e no futuro da nossa empresa ou do nosso empreendimento.


Amém e graças a Deus.

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