Dia do Senhor, sábado ou domingo? Mensagem evangélica



1 Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.
2 E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro muito cedo, ao levantar do sol.
3 E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?
4 Mas, levantando os olhos, notaram que a pedra, que era muito grande, já estava revolvida;
5 e entrando no sepulcro, viram um moço sentado à direita, vestido de alvo manto; e ficaram atemorizadas. - Marcos 16:1 a 5


O nosso Senhor Jesus Cristo morreu sexta feira à tarde na véspera do sábado como todos já sabemos que é o dia do Senhor. Creio que todo mundo também concorda que, naquele dia o nosso Deus e Pai, se Ele quisesse, Ele poderia ter ressuscitado o Senhor Jesus na mesma hora ou ainda quem sabe no dia seguinte, no sábado. Por que será que Ele não fez isso?

Eu não sei!...Você sabe?

Mas de uma coisa todos nós sabemos: a palavra do nosso Deus fornece para nós muitas revelações a respeito do imutável caráter do nosso Deus:

Ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo. - 2 Timóteo 2:13

Pois eu, o Senhor, não mudo – Malaquias 3:6

Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão. - Mateus 24:35
O Deus todo poderoso, o grande Criador de todo o universo não muda jamais. Ele é o mesmo ontem, é o mesmo hoje, e será o mesmo eternamente. O nosso Deus não é um Deus de dois pesos e duas medidas. O nosso Senhor Altíssimo não tem duas palavras e nem muito menos dois comportamentos.

Quando lá no alto da montanha sagrada o Senhor Deus entregou nos braços de Moisés as suas leis, leis que foram especialmente escritas com o próprio dedo glorioso do Senhor, Ele entregou a Moisés e também a todos nós algo muito especial.
Ele não nos entregou leis duras e engessadas demais ou que só servissem para nos aprisionar. Não! Ele nos entregou leis abençoadas, leis que traduzem todo o seu amor por todos os homens, leis que qualquer ser humano que, verdadeiramente ama seu Criador, poderia cumprir sem maiores dificuldades e que foram feitas especialmente para proporcionar ao ser humano, ao contrário do que muitos pensam, mais qualidade de vida e liberdade.

Por isso, em um dos seus maravilhosos mandamentos, Ele nos disse:


9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.  - Êxodo 20 9 a 11

Esse mandamento é especial. Além dele apresentar as maravilhosas bênçãos do Senhor para a vida daqueles que o obedecem, ele vem também nos mostrar que o nosso Deus se preocupa conosco e Ele quer sempre o nosso bem. O Senhor quer estar conosco. Ele quer falar conosco. Ele quer nos ouvir. Ele quer saber o que se passa na nossa vida, Ele quer saber das nossas dificuldades, dos nossos problemas, das nossas angústias, sucessos, alegrias, felicidades... Ele quer saber de nós. Ele quer saber como estamos. Para isso Ele separou um dia todo especial para que nós pudéssemos estar com Ele.

E o que nós fazemos?

Vamos fazer compras;
Vamos fechar negócios,
Vamos vender mercadorias;
Vamos trabalhar...

Vamos fazer um monte de coisas e acabamos nos esquecendo de falar com o nosso grande abençoador. Justamente no dia dEle. Justamente no dia que Ele separou para nos santificar, nos purificar e nos abençoar. Justamente no dia de sábado.

Será que estamos agindo corretamente?

Tenho certeza que não.

Eu e você somos por acaso maiores ou melhores do que o nosso Senhor Deus?

Eu não sou!

Você é?

Como assim? Eu não estou entendendo.

Pois é!

Quando não separamos o sábado para adorar o nosso Deus, quando trabalhamos no sábado, quando ficamos correndo atrás dos nossos interesses no dia de sábado, quando observamos mandamentos humanos e não observamos a palavra do Senhor, na verdade, nós estamos menosprezando o nosso Deus de amor, nós estamos dizendo para Ele que a palavra dEle e que  Ele próprio não são importante para nós e nem para a nossa vida. Nós estamos dizendo para Ele que nós somos auto-suficientes e que não necessitamos das benções dEle. 

É serio?

1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército.
2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.
3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera. - Gênesis 2: 1 a 3


Exatamente!

O nosso próprio Deus descansou no sétimo dia, no sábado, logo depois de fazer todo trabalho dEle. Quando não seguimos o exemplo do nosso Deus e Senhor e não o obedecemos nós estamos dizendo para Ele que somos melhores do que Ele, que somos mais sábios, que somos independentes, que somos mais fortes, que não nos cansamos, que não necessitamos parar, ou ainda, que só paramos para agradar aos homens, que só paramos quando isso nos interessa ou quando isso nos agrada. E não quando o Senhor Deus nos pede.

Vamos pensar nisso com carinho!


Fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog