Os dez mandamentos – Mensagem evangélica



Qual homem ou mulher não gostariam de ter a verdadeira prosperidade que é ter muita saúde, independência financeira, o seu negócio próprio, dinheiro com folga, bens materiais e ainda por cima poder desfrutar de tudo isso com muita alegria, paz e verdadeiro prazer. Eu gostaria e você?

Já imaginou uma situação onde tudo aonde que você coloca as suas mãos é abençoado e dá tudo certo? Sabe aquele projeto? Aquela empresa? Aquele negócio? Já imaginou? Você coloca a mão e Pimba! Tudo dá certo. Ainda que alguma coisa venha a lhe dizer que não deu certo naquele momento, mas logo adiante você vê que depois acabou dando tudo certo? ...Já imaginou?

Já imaginou você nunca mais pedir dinheiro emprestado? Já imaginou você não ter mais dividas? Já imaginou você ter dinheiro pra emprestar e não passar mais dificuldades financeiras?

Já imaginou você como cabeça? Como chefe? Como gerente? Como diretor? Como presidente? ...Já imaginou?


Tudo é possível ao que crê. Marcos 9:23

Saiba que isso que o nosso Deus todo poderoso prometeu dar aos filhos e filhas que verdadeiramente o amam.

Quem são aqueles que amam a Deus?

21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. 1 João 14:21


Olha só o que o nosso Deus prometeu para aqueles que verdadeiramente o amam. Isso não é promessa de homem. É promessa de Deus.

Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará. - Números 23:19


Vamos ler com muita atenção:

1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra;
2 e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus:
8 O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo a que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dá.
11 E o Senhor te fará prosperar grandemente no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o Senhor, com juramento, prometeu a teus pais te dar.
12 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar à tua terra a chuva no seu tempo, e para abençoar todas as obras das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
13 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo; se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir,
14 não te desviando de nenhuma das palavras que eu hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, e não andando após outros deuses, para os servires. - Deuteronômio 28:1 e 2;8;11 a 14


Eu acredito que todas as pessoas já conhecem os mandamentos do nosso Deus. Entretanto, alguém pode ter se esquecido de algum mandamento. Por isso vamos recordar o que está escrito em Êxodo 20 - 1: 17 :

1 – Deus pronunciou todas estas palavras, dizendo:

Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.  Não terás outros deuses diante de mim.

Deus no seu infinito amor pelo homem jamais o deixa desamparado, Ele  sempre vem em seu socorro. O que ele espera que o homem faça é que o homem aja com justiça e o reconheça como o seu Senhor e tenha para com Ele um coração grato e fiel.

Transgressão gravíssima contra Deus é quando o homem não o reconhece Deus como o seu Senhor e criador e ainda da à glória dEle a outra pessoa ou coisa. Portanto, honrai, louvai e bendizei o maravilhoso nome do Senhor.
 
2 - Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Este mistério é tamanho que Deus novamente ordena que o homem não dê glórias, honras e louvores a ninguém, pois somente ele é o Soberano Senhor do Universo.

O Senhor nos adverte que não façamos ou que tenhamos em casa e em lugar nenhum, figura ou imagem esculpida com o objetivo de representá-lo, pois Deus é um Espírito. Sendo um Espírito Ele deve ser adorado em Espírito e verdade.

Este tipo de coisa é um erro gravíssimo diante de Deus. Na Bíblia muitas vezes podemos ver o quanto Deus fica triste e magoado quando alguém da à glória dEle para outra pessoa ou coisa. Seja ela quem for, pois Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (Timóteo Cap. 2 – v. 5 a 6.). E também não há outro nome na terra e nem no céu que o homem deva usar para invocar o nome do Deus Todo Poderoso. (Filipenses Cap.  2 – v. 7 a 11)

Deus deixa bem claro que Ele fica muito decepcionado com o homem que pratica esse ato de injustiça e infidelidade e muda a glória dEle.

Deus é Fiel e você? Você é Fiel a Ele?


 3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

Deus nos pede que tenhamos reverência total para com o seu nome. Jamais use o nome de Deus de maneira leviana.
 
4 - Lembra-te do dia do sábado, para santificá-lo. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

O dia de sábado deve ser respeitado e ser vivido com o propósito de dar glórias, honras e louvores ao Senhor Soberano, ir à igreja, meditar na suas palavras, fazer obras assistências, ajudar os pobres, e levar o seu Santo nome a todas as pessoas que ainda não o conhecem. Não devemos trabalhar e ficar correndo atrás do dinheiro, e sim da sabedoria e da intimidade maior com Deus.

Preste bastante atenção nisto: Deus fala Sábado e não Domingo. Portanto o dia do Senhor é Sábado e não o Domingo.

Ele manda que se faça assim para que o homem tenha a sua proteção divina e saiba lidar com as dificuldades da vida. Deus sabe que o homem é fraco e pecador por natureza e que, somente com o seu auxilio este poderá vencer os grandes e muitos desafios da vida cotidiana.

Deus quer nos abençoar e isto só é possível se nos colocarmos na sua presença, se entrarmos em contato com o seu coração através da sua palavra e da sua companhia divina.

5 - Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Ninguém terá uma vida feliz se não honrar seu pai e sua mãe, se o homem não aprender a valorizar aqueles que o geraram aqui na terra. Como poderia este respeitar o Senhor supremo da criação. É por isso que ele adverte que os genitores são dignos de toda honra e respeito por parte dos seus filhos, e que isto será fundamental para uma vida feliz e duradoura.

6 - Não matarás.

Não atentar em nada contra a própria vida, contra a vida do próximo, não matar a fé, não matar a emoção, não matar o sentimento, não matar a amizade e não matar dentro de si, o amor ao próximo.

7 - Não adulterarás.

O primeiro ato de fidelidade deve ser sempre para com Deus o reconhecendo sempre como o nosso Único, Soberano, Poderoso e Suficiente Deus e somente a ele prestar culto.


Não ter imagem nenhuma de Deus, pois Deus é um espírito;
Não prestar culto a homem nenhum;
Não glorificar nada que não seja o próprio Deus;
Não trair a confiança de Deus;
Não trair a confiança da esposa;
Não trair a confiança do marido;
Não trair a confiança dos filhos;
Não trair a confiança da família;
Não trair a confiança do patrão e
Não trair a amizade daquele que depositou toda a confiança dele em você.


8
- Não furtarás.

Não roubar nada e de ninguém.

9
- Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Não mentir jamais, principalmente quando for atentar contra a dignidade e a vida do seu próximo.

10
- Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Não ter inveja;
Não ter ciúmes;
Não desejar nada que não seja seu;
Não desejar a mulher do próximo;
Não desejar o homem da próxima;
Não desejar o carro do próximo;
Não desejar o cargo do próximo e
Não desejar a casa do próximo.


Os Dez Mandamentos - Êxodo 20 - 1: 17


Eu acredito que mais claro que isso impossível!


Amém e graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog