Mensagens da palavra de Deus - A mulher virtuosa


"Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua"
(Provérbios 31:26)

É no livro de Provérbios que encontramos a descrição da mulher que todo marido gostaria de ter. Ela é uma mulher que possui tantos bons atributos que, com certeza, além de ser virtuosa ela é uma mulher segundo o coração de Deus.

É também no livro de Provérbios que encontramos descrições de mulheres com tantas características negativas que nós, que somos filhas de Deus e que queremos estar no centro da Sua vontade, devemos fugir e nos afastar delas.
Veja, amada irmã, de quais características, dentre tantas que são citadas, devemos fugir e nos afastar... A Bíblia nos fala de mulheres:

1- Prostitutas

E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro com enfeites de prostituta, e astúcia de coração" (Provérbios 7:10)

2- Estranhas
Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras" (Provérbios 2:16)

3- Loucas
A mulher louca é alvoroçadora; é simples e nada sabe"(Provérbios 9:13)

4- Sem discrição
Como jóia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição" (Provérbios 11:22)

5- Que envergonham
A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos" (Provérbios 12:4).

6- Tolas
Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos" (Provérbios 14:1).


7- Contendiosas
O filho insensato é uma desgraça para o pai, e um gotejar contínuo as contendas da mulher" (Provérbios 19:13).

8- Rixosas
É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça" (Provérbios 21:19).

Observando todas estas más características destas mulheres que estão na Bíblia, podemos nos fazer a seguinte pergunta: "Será que eu me identifico com alguma ou algumas destas mulheres?

Como uma filha de Deus devo sempre pedir-Lhe que a Sua bondade, paciência, perdão, misericórdia, sabedoria... façam parte da minha vida, a fim de que, possuindo estes atributos, eu possa me tornar uma mulher de honra, bela a Seus olhos.

Como uma filha de Deus devo almejar ser uma mulher que possua princípios virtuosos como a mulher de Provérbios 31, a fim de que eu possa me tornar uma mulher de honra, bela a Seus olhos.

Como uma filha de Deus tenho que me conduzir de modo que seja um exemplo para minhas filhas, minhas netas e para o mundo que, ao ver o meu agir, queiram aceitar o Deus que transformou a minha vida.

Quando em Provérbios 31:28 a Bíblia fala da mulher virtuosa dizendo: "Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva", podemos ver o quanto ela era amada por sua família.

Não era em vão que todos gostavam dela, pois além de bondosa ela era cheia de virtudes. Essa mulher tinha tantas boas qualidades que chegamos mesmo a pensar: Será que ela, realmente, existiu? Ou Será que a mãe do rei Lamuel estava apenas mostrando ao filho o tipo de mulher que ele deveria procurar para se casar?

Não sabemos ao certo, mas a verdade é que o Senhor registrou na Sua Palavra o tipo de mulher que poderá honrar o marido, os filhos e, principalmente, honrá-Lo.

Quando lemos todos os versículos que falam desta mulher que todas nós gostaríamos de ser, ficamos um tanto quanto frustradas por não conseguirmos fazer nem a metade do que ela fazia. Não é verdade?

Veja, minha irmã, as tantas e tantas coisas que ela (que, provavelmente sabia remir o tempo, que sabia ser organizada, que tinha bastante saúde para dormir tarde e acordar cedo...) fazia no seu dia a dia ...

o Ela busca lã e linho e trabalha de boa vontade;

o Traz de longe o seu pão;

o Levanta-se quando ainda é escuro para alimentar os seus e dar tarefas às suas servas;

o Estende as suas mãos ao fuso e com elas pega na roca;

o Ajuda aos pobres;

Essas e tantas outras coisas que ela fazia no seu dia a dia, nos mostra o quanto ela era sábia e "não comia o pão da preguiça" (Provérbios 31:27). Somente uma mulher que tem Deus no coração  e que O teme é capaz de mostrar sabedoria em tudo que faz.

Eu quero ser assim como a mulher virtuosa? Querer ser como ela é uma decisão que tenho que fazer. Cabe a eu decidir qual o caminho que eu quero seguir:

1- O caminho largo, fácil, onde nada tenho que fazer, mas recebo tudo prontinho e sem ter que me esforçar nem me desgastar.

Este é o caminho da mulher prostituta, estranha, louca, sem discrição, que envergonha, tola, contenciosa e rixosa.

2- O caminho estreito, difícil, onde tenho que pedir ajuda ao Senhor para me dar sabedoria, coragem, saúde e vontade de agradá-Lo.

Este é o caminho da mulher virtuosa, sábia, bondosa, temente a Deus, não egoísta e que pensa mais no outro do que em si mesma.

Eu já escolhi o meu, e você?

Gostaria de mostrar a você, amada irmã, um comentário que li no livro "Elas" de Ann Spangler e Jean Syawerda:"De fato, às vezes, maridos e pregadores críticos, incapazes de resistir à tentação, esfregam no nariz da mulheres essa personagem bíblica. Que mulher poderia comparar-se a ela? O valor da mulher só deve ser medido pelo que realiza na esfera doméstica? Ou a mulher de Provérbios 31 é um símbolo de todas as contribuições que a mulher poderia fazer na cultura de sua época?"Realmente, conhecemos mulheres virtuosas que trabalham em campos missionários, ajudando seu marido, criando seus filhos ... Podemos citar dentre tantas mulheres virtuosas...

* A irmã Lettie Cowman que trabalhou muitos anos com seu esposo como missionários no Japão e na Coréia. O seu trabalho ficou muito difícil e muito árduo quando ela teve que cuidar de seu marido (Charles Cowman) quando este adoeceu. A sua luta foi muito grande mas, em momento algum, ela desanimou, pois sentia o amor do Pai junto a ela em todos os momentos difíceis. Ela disse: "Por todos estes anos temos sido sustentados nos poderosos braços de amor, até chegarmos a amar o nosso deserto, por causa da Sua amada presença conosco”. Mulher virtuosa quem a achará?
(Provérbios 31:10)

* Outra mulher virtuosa que merece ser lembrada é Joni Eareckson. Bem jovem, com apenas 17 anos, ela sofreu um acidente em uma piscina e ficou paralisada dos ombros para baixo. Em vez de entrar em depressão, depois de muito sofrimento físico e lutas espirituais, ela decidiu deixar Deus usá-la, apesar de sua condição física. Ela escreveu vários livros, conseguiu fazer várias pinturas, usando a boca e, com muito amor e sem medir esforços, desenvolveu um ministério junto a pessoas com deficiências físicas. "Mulher virtuosa quem a achará?" - 
(Provérbios 31:10)

* Gostaria de citar apenas mais uma mulher virtuosa: Suzana Wesley. Ela foi mãe de 19 filhos (dez morreram antes de completar dois anos). Com a prisão de seu marido e sofrendo perseguição religiosa por seus vizinhos, ela educou os nove filhos nos caminhos do Senhor e ainda cuidou da fazenda da família. No seu coração, ela decidiu separar uma hora para conversar com cada filho, semanalmente. Ela teve filho pastor, filho compositor de músicas santas... Na verdade, ela era uma mãe segundo o coração de Deus e uma "Mulher virtuosa quem a achará?" - 
(Provérbios 31:10)


Quando olho para estas e outras mulheres virtuosas, fico pensando se eu conseguiria ser uma delas. Tenho minhas dúvidas, mas, ao mesmo tempo, sei que a força que uma filha de Deus necessita para estes momentos difíceis são dadas pelo Senhor na hora da necessidade. Sei também que esta força, determinação, sabedoria e coragem poderão fazer parte da minha vida a partir do momento que eu colocar tudo no altar do Senhor. Sei que o Seu Espírito é que vai me guiar por caminhos escolhidos por Ele. Cabe a mim deixá-Lo guiar-me e repousar em Seus braços amorosos, pois só assim poderei me transformar numa mulher virtuosa e amada por Ele."Senhor, que eu nunca esqueça que Tu estás sempre comigo. Que a cada passo que eu der, eu sinta a Tua presença, eu sinta que Tu estás cuidando de mim, seja na alegria ou na dor.

Que eu consiga andar pelos caminhos que preparaste para mim lembrando dos Teus 365 "não temas" que colocaste na Tua Palavra.

Obrigada, Senhor, pela certeza do Teu amor!

Amém!

Valdenira Nunes de Menezes Silva

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog