Servo mau – Mensagens evangélicas da palavra de Deus

24 "Por fim, veio o que tinha recebido um talento e disse: 'Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou.
25 Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que pertence ao senhor'.
26 "O senhor respondeu: 'Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei?
27 Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros.
28 " 'Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez.
29 Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.
30 E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes'.  - Mateus 25:24 a 30 

Quando eu li essa parábola contada pelo Senhor Jesus Cristo um fato me chamou bastante atenção: a dura repreensão que o servo que havia ganhado um talento recebeu do senhor dele.

Aquele que era o senhor chamou o servo que havia ganhado um talento de servo mau e negligente. Em outras palavras aquele senhor estava dizendo aquele homem que ele tinha sido relaxado e que ele tinha menosprezado o talento que ele havia entregado na mão dele. Essa foi à causa daquela forte repreensão.

A atitude medrosa e relaxada daquele servo trouxe conseqüências muito negativas para ele.

Ele foi repreendido pelo senhor dele;
Aquilo que o senhor dele havia entregado a ele fora retirado e dado ao seu vizinho;
O homem foi chamado se servo inútil (inútil é aquilo que não tem utilidade nenhuma. Não serve para nada. É forte isso.)
O homem foi excluído do reino de Deus;
O homem foi lançado no sofrimento eterno.

Por que aconteceu tudo isso?

17 Portanto, pensem nisto: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado.  - Tiago 4:17

Vamos pensar:

Quando uma pessoa má deixa de praticar o mal, de alguma forma, essa pessoa pratica o bem.

Por outro lado, uma pessoa que conhece o bem e não o coloca em pratica e nem ensina os outros a fazerem isso, de alguma forma, essa pessoa favorece o mal

A palavra de Deus está nos ensinando como devemos nos comportar diante da Graça que nós recebemos de Deus Pai, do Senhor Jesus Cristo e do Espírito Santo de Deus. Como devemos agir diante do privilégio que foi conhecermos o nosso Senhor e Salvador e o poderoso evangelho dele.

Nós, quando ainda estávamos nas trevas, recebemos do nosso Deus a luz que veio da parte dEle, Essa luz, que é o Senhor Jesus Cristo, nos  iluminou, nos salvou e nos levou para uma vida nova.

Foi Essa Luz que nos mostrou a saída, Ela também nos ensinou o caminho da salvação. Uma vez que é sabido por nós que ainda existem muitas pessoas pressas nas trevas e prisões do maligno, e mesmo assim, negamos o conhecimento dessa mesma Luz, agimos muito mal, pois estamos sendo egoístas e estamos também cometendo um pecado gravíssimo.

Todos nós temos as nossas capacidades e limitações. O Senhor Jesus Cristo nos chama para participarmos da obra dEle. Cada um é chamado de acordo com as suas capacidades.  Alguns têm mais talentos (5 talentos), outros têm menos talentos (2 talentos) o nosso Deus não faz distinção entre um e o outro. Tanto que a ambos ele chamou de servo bom. O que Ele espera de nós é que, conforme a nossa capacidade, nós trabalhemos e nos dediquemos na obra dEle para que, assim, possamos produzir os bons frutos que Ele espera de nós.

Amém e graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo 

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog