Pregação sobre não desista dos seus sonhos - Mensagens Evangélicas da Palavra de Deus


José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
6 Pois ele lhes disse: Ouvi, peço-vos, este sonho que tive:
7 Estávamos nós atando molhos no campo, e eis que o meu molho, levantando-se, ficou em pé; e os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.
8 Responderam-lhe seus irmãos: Tu pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por causa dos seus sonhos e das suas palavras.
Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim.
10 Quando o contou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é esse que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos com o rosto em terra diante de ti?
11 Seus irmãos, pois, o invejavam; mas seu pai guardava o caso no seu coração.

Genesis 37:5 a 11

Interessante! 

Quando José do Egito teve esses sonhos ele tinha ainda dezessete anos de idade. Como podemos ver ele ainda era garotão feliz e totalmente despreocupado. Hoje sabemos muito bem que aqueles sonhos que marcaram a juventude de menino José eram na verdade revelações, que desde muito cedo, o nosso Deus já estava gravando no coração dele.

Vamos fazer uma viagem de trás para frente.

Ora! Todos nós sabemos qual foi o destino maravilhoso que José do Egito teve. Nos já conhecemos o inicio da vida dele. Todos nós sabemos muito bem que José passou por grandes e graves problemas com os seus irmãos e, mais tarde, já no Egito, continuou a enfrentar enormes tribulações e provações.

A história de José do Egito é muito interessante e edificante para nós porque ela nos deixou grandes exemplos de comportamento e de confiança em Deus. A sua espetacular história e o maravilhoso desfecho que Deus fez na vida desse grande homem de fé sempre será para nós um motivo de maravilhosa inspiração e aprendizado para a nossa perseverante caminhada com o nosso Deus.

É impressionante como os sonhos de José foram fielmente cumpridos por Deus. A expressão que usamos no dia a dia na qual dizemos para um irmão ou irmã que Deus tem um plano para a vida dele ou dela é justamente isso. Os planos de Deus podem ser revelados aos homens das formas mais variadas. No caso do jovem José, as promessas de Deus foram revelados a ele por meio de sonhos.

José, mesmo em meio a grandes dificuldades,  sabia que Deus tinha um plano para a vida dele. Isso foi muito importante para que ele não se desesperasse ou perdesse a fé e a esperança que ele depositava na divina providência. Assim, esperando pela esperança ele jamais se deixou abalar nem mesmo desanimar diante das grandes adversidades que ele acabou enfrentando durante a juventude dele.

É importante termos em mente que, embora Deus tivesse um sonho para a vida de José, a vida dele não foi nada fácil. Todos nós sabemos quantas e quantas provações ele teve que passar para poder viver a realização das promessas e sonhos de Deus na vida dele. 

Todos nós sabemos que algumas vezes as coisas ficaram bastante complicadas na vida de José. Entretanto, sempre percebemos que José não deixava que os problemas ou surpresas da vida o abatessem ou o derrotassem. Mesmo depois de grandes humilhações e perseguições ele sempre levantava a cabeça, sacudia a poeira e, com muita fé e perseverança, ele seguia em frente sempre com amor e fidelidade exemplar a Deus.

Deus andava com José e  José andava com Deus:

2 Mas o Senhor era com José, e ele tornou-se próspero; e estava na casa do seu senhor, o egípcio.
3 E viu o seu senhor que Deus era com ele, e que fazia prosperar em sua mão tudo quanto ele empreendia.
4 Assim José achou graça aos olhos dele, e o servia; de modo que o fez mordomo da sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.
5 Desde que o pôs como mordomo sobre a sua casa e sobre todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do Senhor estava sobre tudo o que tinha, tanto na casa como no campo. - Gênesis 39:2 a 5

Agora chegamos a um ponto fundamental: a fidelidade na caminhada com Deus. 

Podemos perceber que desde muito jovem José já procurava andar nos caminhos do Senhor buscando sempre andar na verdade e com sinceridade de coração. Essa verdade e sinceridade de coração já mostravam o tipo de relacionamento que José desde muito jovem, já tinha com Deus. Era um relacionamento muito próximo e cheio de Amor e fidelidade. Olha só a reverência e a fidelidade que José mantinha com Deus, olha só o nível de Temor e amor que esse grande homem tinha para com o nosso criador e Senhor, observemos muito bem estas Palavras dita por ele num momento de grande provação:

Como, pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? Gênesis 39:9

Essa pequena grande oração mostra um dos momentos mais sublimes de Amor e Temor a Deus já relatados em toda a história da Palavra de Deus. É impressionante o enorme ensinamento que esse pequeno texto possui. Como seria bom se todas as pessoas pensassem e agissem da mesma forma que José. Tudo no mundo seria melhor e, com certeza, seria um mundo de muita paz e felicidade.

Observando essas poucas e penetrantes Palavras, mais uma vez, comprovamos que as coisas de Deus são muito simples. Vamos continuar!

Qual é o seu sonho?
Qual é o nosso sonho?
Qual é o sonho que Deus colocou no seu e no meu coração?
Você quer que esse sonho seja uma realidade na sua vida?

Então devemos fazer como fez o abençoado José do Egito. Devemos fazer a mesma coisa que fez esse grande homem de fé, que foi um dos homens mais abençoados de toda a história da Palavra de Deus. Devemos seguir fielmente o exemplo que ele nos deixou:

Como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? Gênesis 39:9

É isso! Devemos pensar e agir dessa mesma forma que agiu José do Egito. Todas às vezes que estivermos para tomar uma decisão ou atitude mais delicada, todas às vezes que estivermos em dúvidas sobre qual o caminho a tomar devemos nos lembrar dessas abençoadas palavras. Dessa forma, tudo o que fizermos vamos fazer para a honra e glória do nosso Deus.

Pensando e agindo assim, certamente, nós estaremos proporcionando todas as condições para que Deus Pai possa realizar em nós todos os sonhos e planos que ele sempre sonhou para a nossa vida. 

Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. Jeremias 29:11

Amém e Graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo. 

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog