Quem se exaltar será humilhado - Mensagens Evangelicas da Palavra de Deus


Disse também a seguinte parábola, a respeito de alguns que confiavam muito em si mesmos, tendo-se por justos e desprezando os demais: 
"Dois homens subiram ao templo para orar: um era fariseu e o outro, cobrador de impostos. O fariseu, de pé, fazia interiormente esta oração: ‘Ó Deus, dou-te graças por não ser como o resto dos homens, que são ladrões, injustos, adúlteros; nem como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo quanto possuo.’
O cobrador de impostos, mantendo-se à distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador.’ Digo-vos: Este voltou justificado para sua casa, e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.»  - Lucas 18:9 -14

Muitos acreditam serem mais abençoados do que outros e por isso passam a menosprezar os irmãos e irmãs que ainda vivem nas cadeias do pecado. Estes irmãos que, sinceramente clamam dia após dia por libertação devem receber de nós todo apoio, respeito e perseverante motivação.

Jamais devemos nos esquecer que, se hoje somos de alguma forma homens e mulheres melhores isso não é mérito nosso e sim unicamente do nosso Deus e Pai, do Senhor Jesus Cristo e do Espírito Santo de Deus que, por meio da sua infinita misericórdia e Graça nos resgatou das garras do inimigo e nos conduziu aos verdejantes campos onde o Senhor Jesus Cristo é o nosso Sublime e maravilhoso pastor.

A verdadeira humildade é a humildade que vem do fundo do coração do homem. A humildade da qual estamos falando é uma virtude que o Espírito Santo de Deus semeia no coração e na alma  daqueles que procuram, com sinceridade e sem desespero, andar nos caminhos retos e abençoados do  Senhor.

É essa a humildade que devemos buscar conhecer. Esse é o comportamento e atitude que devemos buscar ardentemente, pois é ele que vai tornar possível que o nosso Deus de amor venha fazer morada eterna nos nossos corações. Quando a pessoa tem essa verdadeira humildade no coração isso já demonstra o total reconhecimento de que ela própria é absolutamente nada e que o nosso Deus maravilhoso é absolutamente tudo. Por isso a palavra de Deus nos ensina:

Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. - Jeremias 9:23-24

Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. - Mateus 9:13

O verdadeiro sacrifício que o nosso Senhor Jesus Cristo espera de cada um de nós é a entrega sincera dos nossos corações. Ele espera que cada um de nós reconheça a sua condição naturalmente limitada, pois como criaturas somos completamente dependentes do nosso criador.

Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer. - Lucas 17:10

Mesmo quando motivados e alimentados pela Santíssima Trindade e conseguimos realizar alguma coisa nome do Senhor Jesus Cristo isso de maneira nenhuma é mérito nosso e sim do Senhor. Por mais que façamos somos apenas servos inúteis. Não há nada que possamos fazer para conquistar alguma coisa de Deus. Pois mesmo sem merecermos, mesmo quando estávamos nos nossos pecados Ele já havia nos dado gratuitamente a sua misericórdia e a sua maravilhosa Graça redentora. O nosso Deus quis fazer assim para que ninguém se sentisse orgulhoso em fazer essa ou aquela obra.

Nada nos pertence. Tudo que temos pertence ao nosso Deus de amor. As nossas virtudes, os nossos bens, a nossa inteligência, a nossa sabedoria, o nosso estudo e os nossos talentos individuais: tudo isso vem unicamente das mãos do nosso Deus e tudo isso deve ser usado para que outras pessoas que ainda não o conhecem possam vir a conhecê-lo.

Jamais devemos usar os Dons que Deus nos deu para acusarmos ou humilharmos este ou aquele. Os Dons que o nosso Deus nos emprestou  devem ser utilizados para levar o amor e a misericórdia dEle a todas as pessoas que quiserem verdadeiramente conhecê-lo. Independente da sua condição social, da sua cor e do seu jeito de viver.

Quando nos colocamos diante da Santíssima Trindade com sinceridade de coração e um arrependimento verdadeiro, com certeza o nosso Senhor Jesus Cristo nos perdoa. Foi exatamente o que nos disse a palavra de Deus. O cobrador de impostos nem ousava olhar para o céu. Ele se considerava indigno até de estar perto do templo do Senhor tamanha era a consciência que ele tinha dos pecados e das misérias da vida dele. O cobrador, que na época também era comparado a um ladrão, foi perdoado e o fariseu que era um homem muito correto e cheio de qualidades não foi.

O primeiro homem, o cobrador, era um grande pecador. Ele não só reconhecia isso como também reconhecia a sua total dependência de Deus para ser uma pessoa melhor. Já o segundo homem muito correto e cumpridor da lei, tinha o coração cheio de soberba, pois ele pensava que tudo o que ele tinha ou fazia era somente por mérito dele e não de Deus. É o pior, ele se achava perfeito.

Não devemos nos esquecer jamais que a suprema perfeição esteve no meio de nós e ele nos ensinou como os grandes filhos de Deus deveriam se comportar:
 

Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve. - Lucas 22:27

Qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.  - Mateus 20:26-28

Essa é a verdadeira humildade: É alguém ser infinitamente grande e poderoso e se fazer tão pequeno e fraco.

nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. - Filipenses 2:3 a 11


Amém e Graças a Deus. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo. 

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog