Como barro nas mãos do oleiro - Mensagens Evangelicas da Palavra de Deus

Jeremias na casa do oleiro
Como barro nas mãos do oleiro
Vaso de honra e vaso de desonra
Que tipo de vaso somos nós?


1 A palavra que veio do Senhor a Jeremias, dizendo:
2 Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3 Desci, pois, à casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas.
4 Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer.
5 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
Jeremias 18: 1 a 6


Ao mesmo tempo que essa Palavra é bastante simples ela também é muito interessante e repleta da infinita sabedoria do nosso Deus e Criador.
O oleiro é o nosso Deus e Pai e nós somos o humilde barro. Quem tem o comando sobre o barro é o oleiro. Cabe ao criador conformar a criatura e designá-la para que ela seja utilizada para isso ou para aquilo. Sendo assim, o barro é tão somente uma matéria prima nas mãos do Soberano Criador. Caberá a Ele, conforme o barro disponível, fazer um vaso, um recipiente para honra ou para desonra. Tudo dependerá basicamente da vontade dEle e da matéria prima disponível.

Como o nosso Grande Oleiro é o supremo artista do universo Ele não é um artista qualquer. Tudo o que Ele faz, Ele faz para a honra e para a glória dEle. Sendo assim, Ele não faz nada imperfeito. Tudo o que Ele manipula e tudo aquilo que Ele sonha fazer Ele quer fazer sempre com excelência e com perfeição.
E por que então existem vasos de honra e vasos de desonra?

O Grande artista do universo tem o controle de tudo e Ele sempre manobra o barro com muito carinho, amor, habilidade e sabedoria. Entretanto, algumas características do barro interferem de maneira significativa no processo de modelagem e transformação.

Se o barro for um material muito duro e rebelde ele não poderá ser manipulado conforme a intenção primária do Oleiro, se o barro estiver repleto de todo tipo de impurezas fatalmente ele não conseguirá dar boa liga e não será possível fazer um grande e excelente vaso.
Numa etapa posterior, se o barro não for firme, se ele não tiver boa liga, qualidade e consistente ele não suportará o calor do forno. Dependendo do barro, o Grande Autor da Vida poderá fazer de cada lote um vaso para ser utilizado em grande honra ou um vaso de menor valor que servirá para ser utilizado em trabalhos menos honrosos.

Quando o barro é maleável, macio, integro e puro ele é facilmente modelável. Com um barro de excelente qualidade o Grande Mestre Oleiro poderá utilizar todo o seu talento e habilidade para fazer com que esse barro seja facilmente transformado num lindo vaso de grande honra e valor. Enfim! Tudo sairá de acordo com que o Grande Mestre sempre sonhou fazer.

Nas mãos do nosso Senhor Jesus Cristo, o Deus de Amor nós devemos nos apresentar como o mais puro barro: íntegros, sem resistência, obedientes, limpos e dispostos a sermos modelados pelo nosso Grande Criador. Para o nosso Deus e Pai, nós sempre seremos um barro em transformação. Tudo dependerá da qualidade do barro que apresentarmos para que o nosso Deus possa modelar. Diante do nosso Senhor Jesus Cristo, quanto mais qualidade tiver o nosso barro mais honra, valor e utilidade terá o nosso vaso.

Amém e Graças a Deus.

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog