Não perca a esperança - Mensagens Evangelicas da Palavra de Deus

Não perca a esperança
Aquente firme o socorro está próximo
Agüente mais um pouco
Persista sempre
A viúva de sarepta
Não desanime Jamais
1 Reis 17


9 Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente.
10 Levantou-se, pois, e foi para Sarepta. Chegando ele à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco d`água, para eu beber.
11 Quando ela ia buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão contigo.
12 Ela, porém, respondeu: Vive o Senhor teu Deus, que não tenho nem um bolo, senão somente um punhado de farinha na vasilha, e um pouco de azeite na botija; e eis que estou apanhando uns dois gravetos, para ir prepará-lo para mim e para meu filho, a fim de que o comamos, e morramos.
13 Ao que lhe disse Elias: Não temas; vai, faze como disseste; porém, faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois o farás para ti e para teu filho.
14 Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da vasilha não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.
15 Ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeram, ele, e ela e a sua casa, durante muitos dias.
16 Da vasilha a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que ele falara por intermédio de Elias.

1 Reis 17:9 a 16

Naquela terra a falta de água estava castigando tudo inclusive à esperança das pessoas. Certamente, aquela mulher de Sarepta já havia clamado a Deus muitas e muitas vezes pedindo a ajuda e o livramento dEle.

Por mais que as soluções de Deus possam se demorar, isso tem uma razão para ser. Tais razões não nos dizem respeito e sim ao nosso Deus Todo Poderoso. Mas uma coisa é certa: não importa a gravidade da situação e nem o impossível, no tempo de Deus, a salvação e o livramento dEle não deixarão de chegar. Apenas creia nisso.

Essa era a desesperadora situação daquela mulher. Ela estava esperando a providência de Deus, e como a ajuda de Deus estava tardando a chegar a mulher já havia desanimado. Quando o profeta Elias chagou ali ela estava completamente sem esperanças de receber do nosso Deus o livramento e a ajuda solicitada. Toda essa difícil situação a gente pode perceber observando o que aconteceu na chegada do profeta Elias, e também, depois quando ele pediu para que a mulher lhe servisse um pouco de água e um bocado de pão.

Como a mulher tinha somente uma quantidade muito pequena de farinha ela disse para o Profeta que aquele pouco era para ela preparar a última refeição dela e do filho dela e que depois daquilo eles iriam se preparar para a inevitável morte.

Entretanto, os projetos e Palavras de Deus não são palavras vazias e nem tampouco projetos e promessas humanas. Se Deus falar para nós em nossos corações que Ele fará alguma coisa, essa coisa certamente haverá de acontecer nas nossas vidas. Não se preocupe. Ele vai realizar. Jamais devemos duvidar das promessas de Deus porque no momento certo Ele agirá. Ele nos libertará. Ele nos salvará e Ele nos colocará num lugar alto e seguro ao lado dEle.

Não sabemos o que a mulher disse para Deus, Só sabemos que o Senhor falou com ela:

Eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente. 1 Reis 17:1

Se Deus falou com a mulher, se Deus respondeu, isso indica que a mulher falou com Ele também.

Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei. Salmo 91:15

12 Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
13 Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. 14 E serei achado de vós, diz o Senhor,- Jeremias 29:12 a 14


Aqui está a diferença daquele que crê para aquele que não crê. O crente mesmo sem forças e desanimado ele jamais perde a sua fé em Deus. Ele jamais deixa de acreditar que o nosso Deus é fiel e verdadeiro. Ele acredita até o último instante. Ele não apaga a vela que ainda fumega e nem quebra o cana rachada. Ele não desiste nunca de buscar a sua benção. Ele ouve a Palavra de Deus. A Palavra de Deus penetra no seu coração. Ele obedece a Palavra de Deus e Deus faz o milagre na vida dele.

14 Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da vasilha não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. - 1 Reis 17:14

A mulher mesmo desanimada, fraca, e sem esperanças, deu ouvidos a palavra do homem de Deus e tomou uma atitude de fé. Foi e fez conforme a Palavra do profeta. Qual foi o resultado da obediência dela? Ela e a casa dela foram abençoadas. Essa é a recompensa para aqueles que obedecem fielmente à abençoada Palavra do nosso Deus. 

Desta maravilhosa passagem bíblica podemos concluir que o Profeta Elias foi à ajuda certa que o nosso Deus enviou na hora certa.
Vamos imaginar que o profeta Elias tivesse passado por ali uns trinta dias antes da data que ele passou. Certamente, como aconteceu, o profeta Elias, como enviado ungido do Senhor, certamente teria dado um jeito de providenciar tanto para que a mulher quanto para o filho dela muitos alimentos.

Vamos imaginar ainda que, depois de providenciar a ajuda de Deus para eles, o profeta Elias seguisse adiante no seu caminho.

Podemos nos perguntar:

Depois de decorridos alguns dias da partida do profeta Elias quem poderia ter ressuscitado o filho daquela Senhora?

O nosso Deus é tremendamente poderoso!

É por isso que sempre devemos confiar e esperar no nosso Deus e Senhor. O Senhor Jesus Cristo falou, Ele vai fazer. Devemos ter fé e perseverança nas promessas do nosso Deus. O nosso Deus vai realizar todas as promessas dEle nas nossas vidas. Ainda que as promessas nãos saiam no nosso tempo, mesmo porque o nosso tempo é o dia de ontem, certamente elas haverão de sair no tempo dEle. Tudo que é realizado no tempo do nosso Deus, com certeza, sempre será o melhor para nós.


 Amém e Graças a Deus.


COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog