Mensagem para quem vai fazer um encontro com Deus 5 – Mensagem de fé

Pode um servo ou serva de Deus desanimar?
Pode o servo ou serva de Deus ter medo?
Pode um servo ou serva de Deus fugir?
Pode um servo ou serva de Deus desistir da vida?


Alguém pode até achar essas perguntas muito estranhas, mas, infelizmente, todos nós, mesmo fazendo parte da obra de Deus estamos sujeitos a passarmos por situações difíceis e muito complicadas. Situações que podem, sim, nos levar tomar atitudes completamente imprevisíveis.

- Eu não acredito? O cristão que se deixa levar por esse tipo de coisa é um fraco ou uma fraca na fé. Essa pessoa não conhece o poderoso Deus de Israel.
- Você acha que não?
- Tenho certeza! Quem, verdadeiramente tem Deus no coração não se deixa abater ou desanimar desse jeito.
- Não?
- Claro que não.
- Davi era um homem de Deus?
- Claro que era.
- Você sabia que ele já chegou a se fingir de louco só para salvar a vida dele?
- É mesmo? Ele fez isso? Eu heim! Eu não sabia que o rei Davi tinha feito esse tipo de coisa?
- O rei Davi não era fraco na fé. Ele, apesar dele ser um homem muito abençoado por Deus, ele era um ser humano como eu e você.

Entretanto, hoje nós não vamos falar do rei Davi. Nós vamos falar de outro grande homem de Deus. O Profeta Elias.

O profeta Elias era verdadeiramente um homem de Deus, mas apesar dele ser uma pessoa que amava muito a Deus e também era amado por Ele, como já comentamos: ele era um ser humano como eu e você.

E é justamente dessa nossa condição de ser humano que nós vamos falar hoje.

Quantas vezes nos deparamos com situações ou problemas que nos chateiam, nos deixam tristes e nos sufocam a ponto de nós, também ficarmos desanimados, com medo, querendo fugir e até mesmo desistir da vida.

Na passagem bíblica abaixo vamos ver que o profeta Elias também passou por uma situação muito complicada. Uma situação tão grave que acabou levando esse tremendo homem de Deus ao desespero.


1 - O rei Acabe contou à sua esposa Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada todos os profetas do deus Baal.
2 - Aí ela mandou um mensageiro a Elias com o seguinte recado: — Que os deuses me matem, se até amanhã a esta hora eu não fizer com você o mesmo que você fez com os profetas!
3 - Elias ficou com medo e, para salvar a vida, fugiu com o seu ajudante para a cidade de Berseba, que ficava na região de Judá. Deixou ali o seu ajudante
4 - e foi para o deserto, andando um dia inteiro. Aí parou, sentou-se na sombra de uma árvore e teve vontade de morrer. Então orou assim: — Já chega, ó SENHOR Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados.
5 - Elias se deitou debaixo da árvore e caiu no sono. De repente, um anjo tocou nele e disse: — Levante-se e coma.
6 - Elias olhou em volta e viu perto da sua cabeça um pão assado nas pedras e uma jarra de água. Ele comeu, e bebeu, e dormiu de novo.
7 - O anjo do SENHOR Deus voltou e tocou nele pela segunda vez, dizendo: — Levante-se e coma; se não, você não aguentará a viagem.
8 - Elias se levantou, comeu e bebeu, e a comida lhe deu força bastante para andar quarenta dias e quarenta noites até o Sinai, o monte sagrado.
1 Reis 19: 1 a 8

O problema do profeta Elias era a sentença de morte que ele havia recebido da rainha Jezabel, a rainha má.

Nas nossas vidas esse problema pode ser uma situação na família, no emprego, na escola, no trabalho, com os amigos, com os familiares, com o namorado, com a namorada, com a esposa, com o marido, com o chefe, com os filhos, com os pais... Enfim! Podem ser muitas as situações desse mundo que podem nos levar a ter a mesma reação que teve o grande profeta Elias.

Mesmo que venhamos a agir como o profeta Elias agiu, jamais podemos ver ou pensar que por sentirmos essas coisas somos fracos ou derrotados. Devemos sim, ter em mente que somos apenas homens e mulheres limitados e que por isso estamos, sim, sempre sujeitos a passarmos por tais situações.

O que podemos fazer para evitar ou minimizar esses acontecimentos?

Para responder esse questionamento vou usar a mesma passagem bíblica que acabamos de ver. Antes vamos nos lembrar de outra passagem bíblica muito esclarecedora:

No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo. João 16:33

Vocês perceberam a dica: Jesus está nos avisando: Vocês vão  sofrer.
Mas por outro lado Ele também nos dá o consolo para esse sofrimento: É como se Ele estivesse nos dizendo: Tenham coragem! Acreditem em mim. Aprendam comigo. Eu venci o mundo.

Vamos recordar outra passagem:

Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede – João 6:35

E mais uma:

Quem beber desta água terá sede de novo, mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna. - João 4:13 a 14

Interessante não? Isso nos faz lembrar algo que já vimos não é?

6 - Elias olhou em volta e viu perto da sua cabeça um pão assado nas pedras e uma jarra de água. Ele comeu, e bebeu, e dormiu de novo.
7 - O anjo do SENHOR Deus voltou e tocou nele pela segunda vez, dizendo: — Levante-se e coma; se não, você não aguentará a viagem.
8 - Elias se levantou, comeu e bebeu, e a comida lhe deu força bastante para andar quarenta dias e quarenta noites até o Sinai, o monte sagrado.
- 1 Reis 19: 6 a 8

Que tipo de aprendizado podemos tirar de tudo isso:

Jesus já nos respondeu isso também:

Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede – João 6:35

Porque o pão que Deus dá é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo - .João 6:33

O que Deus está nos dizendo é que, Independente dos nossos sofrimentos, angústias, injustiças ou outros problemas quaisquer o que devemos fazer é sempre mantermos o foco na Santíssima Trindade. A nossa inteligência, a nossa pouca sabedoria, as nossas minguadas forçam, um dia podem nos faltar, mas jamais podemos permitir que a presença do nosso Deus fique longe de nós.

Foi exatamente isso que fez esse extraordinário homem de Deus. O profeta Elias. Ele estava com medo, triste, desanimado, sem forças, mas ele tinha um Deus. Ele tinha para quem falar e ele falou:

Então orou assim: — Já chega, ó SENHOR Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados. - 1 Reis 19: 4

Conclusão:

Nós como seres humanos, diante das dificuldades da vida, muitas vezes perdemos o foco do nosso Deus e prestamos mais atenção aos problemas do que na força e no poder do nosso Deus. Acabamos não sabendo o que pensar o que falar e muito menos como agir.

Por isso devemos orar a Deus. Nós não sabemos de nada, mas o nosso Deus sabe de tudo. Ele sabe o que é melhor para cada um de nós. O Nosso poderoso Deus já fez, continua fazendo e sempre fará maravilhas na vida de todas as pessoas que acreditarem na força e no poderoso poder dEle.

Mesmo que uma pessoa venha a pensar que a sua vida não tem mais jeito, ore a Deus que Ele, certamente enviará o Espirito Santo dEle para saciar todas as necessidades, alimentar a fé, dar ânimo, dar coragem  dar força e muita vida para essa pessoa seguir firme na caminhada rumo a vitória e a vida eterna.


Amém e graças a Deus. Fique na Paz do senhor Jesus Cristo.

COMO SER FELIZ

USE O PODER DA SUA FÉ EM DEUS

NÃO ENCONTROU? PESQUISE AQUI

SIGA-NOS E RECEBA AS NOSSAS ORAÇÕES

Arquivo do blog